sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Nada tem mais influência sobre as crianças do que a educação que os pais tiveram, e as suas frustrações...



(imagem retirada da internet - http://mumstheboss.blogspot.com)




A esta mensagem acrescento o seguinte: Nada tem mais influência sobre as crianças do que a educação que os pais tiveram, e as suas frustrações... e a tentativa (em alguns casos) de que os filhos tenham uma melhor formação social e pessoal do que a dos próprios pais!
Foi o meu caso.
Quando decidimos ser pais eu fiquei aterrorizada: Como é que iria ser mãe de alguém quando fui uma filha com tantas referências do que não se deve fazer aos filhos? Ou seja, tive tão maus exemplos à minha volta, começando pela forma como me educaram, que tive (tenho) um medo ENORME de errar na educação da minha filha.
No entanto, apesar de me esforçar imenso, eu erro... e esta semana errei de uma forma grotesca: Obriguei a minha filha a comer a fruta, mas com tal persistência que a pobrezinha vomitou! Birra de mãe que quer educar a que se coma tudo o que se põe no prato e birra de filha que acha que o ananás é frio, indigesto e que pica (vendo na prespetiva dela).
Decidi refletir, apenas e só depois de o meu marido me ter chamado à razão.
BIG RED NEON SIGN ON MY HEAD!!
Será mesmo verdade? Crianças maltratadas vão maltratar? Violência fica gravada na genética??
Espero que não.
Pois esse foi um dos meus maiores medos antes de gerar uma vida. Uma vida que iria ficar à minha responsabilidade encaminhar para ser um futuro cidadão do mundo!





Sem comentários:

Enviar um comentário